A liberdade da imaginação

O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se, anualmente, a 2 de abril. Esta data assinala-se por ocasião do aniversário de Hans Christian Andersen, reconhecido escritor dinamarquês. Este Dia tem vindo a ser comemorado desde 1967.

O seu propósito é incentivar a leitura dos mais novos e salientar a importância dos livros infantis no processo de educação.

International Board on Books for Young People (IBBY) convida anualmente um país a dar o mote e a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. Este ano a responsabilidade é dos Países Baixos. 

O tema escolhido para este ano é «A liberdade da imaginação» e o mote a última frase do poema «A linguagem das imagens». O poema integra o livro «Todos os desejos do mundo», da autoria do holandês Rian Visser, com ilustrações de Janneke Ipenburg. 

Nos livros infantis de qualidade, a imaginação do leitor é estimulada e desenvolvida. Estes livros ajudam as crianças a explorar a sua imaginação, a desenvolver a sua criatividade e a ver o mundo de uma nova forma. Os bons livros convidam os leitores a interpretar as palavras por si próprios, tornando a história sua.

Portugal sugere …

Neste dia, a Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ) sugere o livro Eu Vou Ser, de José Jorge Letria com ilustrações da André Letria. Dezasseis personagens que se dividem em três e se combinam entre si. São 4096 combinações possíveis, para descobrir á medida que se viram as páginas. Uma edição Pato Lógico, com o apoio da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).

Y en Castilla y León …

La Biblioteca Municipal «María Teresa León» de Burgos cita a los interesados a una lectura pública de cuentos con motivo del Día Internacional del Libro Infantil.

La Biblioteca Pública de Soria busca cuatro grupos de hermanos muy famosos. A lo largo de varias semanas, a través de sus redes sociales, dará varias pistas para participar en el concurso y ganar un lote de libros.

La Biblioteca Pública de Segovia se suma a esta celebración un año más, e invita a participar en un divertido juego que recorre algunos de los títulos de su sección de obras Imprescindibles. Está recomendado para familias con niños y niñas a partir de 3 años. Inscríbete y participa.

IMAGEM: Cartaz digital (adaptado), da autoria da ilustradora Catarina Sobral, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração em 2024, com o livro Fantasmas, Bananas e Avestruzes, publicado pela Assembleia da República na coleção Missão Democracia.

Compartir

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir