Dia Mundial do Livro. Celebremos!

23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.

No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades. Neste dia, algumas livrarias promovem compras de livros com descontos. 

Uma sugestão de celebração é partilhar a(s) sua(s) obra(s) preferida(s) com os outros. Outra sugestão é começar a ler um novo livro.

Origem da data

A UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro em 1995. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial.

No dia 23 de abril de 1616 faleceu Miguel de Cervantes. Também no dia 23 de abril, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico. 

Outras Datas Comemorativas

26 de março – Dia do Livro Português

2 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil

23 de abril – Dia da Língua Espanhola

26 de abril – Dia Mundial da Propriedade Intelectual

5 de maio – Dia da Língua Portuguesa

18 de maio – Dia Internacional dos Museus

22 de maio – Dia do Autor Português

24 de outubro – Dia Internacional das Bibliotecas

28 de outubro – Dia da Biblioteca Escolar 

IMAGEN: Exposición «Por la cara: los #bookfacefriday de @bclvalladolid» en la Biblioteca de Castilla y León. Morgan Holzer, bibliotecario de la Biblioteca de Nueva York fue quien decidió en 2014 extender a los libros algo que ya era viral con los vinilos. Había nacido el bookface, es decir, fundir en una fotografía las cubiertas de los libros con la realidad. En verano de 2021, la Biblioteca de Castilla y León se atrevió con su primer bookface. En enero de 2022, se sumó al reto viral internacional #bookfacefriday y, desde entonces, todos los viernes publica uno en sus redes (Facebook, Twitter e Instagram), proponiendo así lecturas, informando de sus servicios y actividades, dándose a conocer.

Compartir

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir