Marco Neves, autor do livro Doze segredos da língua portuguesa e do blogue Certas Palavras, oferece uma visão ampla e necessária para qualquer pessoa interessada neste tema. Em palavras do escritor este é «Um livro essencial para quem se preocupa com o português e, ao mesmo tempo, não quer ficar preso a mitos e ideias-feitas sobre a nossa língua.»
Doze segredos da língua portuguesa é desses livros que mostram uma visão diferente da língua e das línguas. «Um livro que constitui uma novidade no contexto das muitas publicações respeitantes ao uso da língua portuguesa. Na verdade, Marco Neves afasta-se do tradicional discurso censório e até inquisitorial sobre gramática e norma, para, em contacto com a história e com a atualidade, apresentar uma língua portuguesa dinâmica, falada por indivíduos e comunidades capazes de descobrir criticamente a sua identidade e viver sem medo de inovações nem influências exteriores.» (Carlos Rocha, Ciberdúvidas)
- Sabia que andam a circular por aí erros que não são erros?
- Sabia que as crianças precisam de muitas palavras para crescer bem?
- Sabia que há uma relação entre o acordo ortográfico e a guerra na Ucrânia?
- Sabia que a palavra «saudade» não é impossível de traduzir?
- Sabia que todos os portugueses têm sotaque?
- Sabia que o português e o galego estão tão próximos que, às vezes, se confundem?
- Sabia que os palavrões fazem bem (mas não convém abusar)?
Dez ideias para usar melhor a língua portuguesa. Este texto foi publicado como conclusão do livro Doze Segredos da Língua Portuguesa. Alguns dos pontos retomam capítulos do livro.
Boa leitura!