Lisboa recebe o I Congresso Internacional de Sociolinguística do Espanhol, entre os dias 24 e 26 de Março de 2025. O objetivo deste congresso é, em parte, demonstrar que as palavras têm poder. O Congresso é promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e vai contar com a colaboração da Embaixada de Espanha em Lisboa e do Instituto Cervantes de Lisboa.
O Instituto Cervantes de Lisboa acolhe a conferência inaugural de Johannes Kabatek, professor de linguística hispânica da Universidade de Zurique, intitulada «Sociolingüística y tradicionalidad discursiva».
Sob a organização do Departamento de Linguística Geral e Línguas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 25 de Março neste primeiro congresso vai se falar sobre a fala dos jovens de Pamplona, as comunidades digitais ou as famílias plurilinguisticas e a forma como estas mantêm as suas identidades. Os grafites também são uma forma linguística. Serão analisadas as paisagens linguísticas de algumas cidades (Valência, Verona).
A 26 de Março, haverá uma apresentação sobre a possibilidade do espanhol se tornar a segunda língua mais usada no contexto universitário. Neste dia também se vai falar sobre os desafios de se traduzir do inglês americano para o espanhol ou o português. Para melhor conhecer a sociolinguística histórica do espanhol, será apresentado o Atlas Histórico do Espanhol.
Consulte AQUÍ o programa.
IMAGEM: Grafite em Lisboa baseado no «Cântico Negro» de José Régio.