10 curiosidades da língua portuguesa que precisa saber

A língua portuguesa possui inúmeros atributos que a tornam especial, além disso, é o idioma falado por mais de 250 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. 

Por estar presente em nosso dia a dia, muitas vezes não observamos características comuns da nossa língua, não é mesmo?

Para quem gosta de estudar o português ou para aqueles que gostam de saber curiosidades, listamos a seguir 10 curiosidades da língua portuguesa que você precisa conhecer.

1 – Existe um continente que mais fala a língua portuguesa 

O continente que mais fala a língua portuguesa é a América Latina, no entanto, o idioma é falado também em outros continentes, como a Europa e a África. 

Além disso, 80% das pessoas que falam a língua portuguesa tem origem brasileira, o que significa dizer que a cada 5 pessoas que falam português, 4 são brasileiros

2 – A língua portuguesa tem uma palavra em que o plural está no meio e não no final 

O português possui uma única palavra em que o plural é indicado no meio e não no final, essa palavra é “quaisquer”, que é o plural de qualquer. 

3 – A expressão “Inês é morta”

Essa é para os apaixonados por História. A expressão é usada no sentido de “agora é tarde”, para algo que precisa ser feito. Sua origem vem de Inês de Castro, uma figura nobre e amante do futuro rei Pedro I, de Portugal. Ela foi morta por ordem de Afonso IV, pai de Pedro. O casamento com Inês só foi reconhecido por Pedro depois da morte dela, quando ele já era rei de Portugal por causa dos filhos que teve com ela. Essa decisão tardia tornou conhecida a expressão: “É tarde. Inês é morta”.

4 – Mais de uma grafia aceita para diversas palavras 

Existem uma série de palavras na língua portuguesa em que mais de uma grafia é aceita e considerada correta. Alguns exemplos dessas palavras são: garagem e garage; hidrelétrica e hidroelétrica; loura e loira; quatorze e catorze; cota e quota; entre outras. 

5 – A história da cedilha no “c”

De onde surgiu o “ç”? Primeiro, a cedilha vem do espanhol e antes de ser usado no c, era colocado um z embaixo de todo o c que devia ser pronunciado com som de s. 

Depois, na língua portuguesa, o esse pequeno z foi substituído e “inventaram” o ç. 

6 – A maior palavra da língua portuguesa 

Na língua portuguesa existe uma palavra com 46 letras. Poucas pessoas conseguem falar a mesma sem errar. Quer testar?

A palavra é “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico” e é a maior da língua portuguesa, ela define uma patologia em que o indivíduo inala cinzas vulcânicas e as mesmas comprometem parte do pulmão. 

7 – Palavras com significados bem diferentes no Brasil e em Portugal

Embora os países lusófonos mantenham acordos ortográficos para padronizar o uso do português, é normal que diferenças culturais e regionais gerem variações no idioma em cada país. 

Em Portugal, comboio é o mesmo que trem. No Brasil, comboio está mais associado a uma caravana de veículos. Aquela pessoa que caminha na rua é um pedestre em português brasileiro. Na Europa, por outro lado, trata-se de um peão (no Brasil, peão é um termo pejorativo para plebeu ou soldado de infantaria).

Como assim os portugueses chamam calcinha de cueca? Pois é, a roupa íntima masculina não tem o nome de cueca em Portugal. Cueca é o termo dado à peça feminina, que no Brasil chama-se calcinha. Ficou perdido? Para a peça masculina, os lusitanos usam boxers. 

8 – O português não deu um nome romântico a uma fruta 

Em muitos lugares o maracujá é considerado a fruta da paixão? Em inglês, maracujá é «passion fruit», e em francês, é «fruits de la passion». 

Já o nosso idioma não foi tão romântico e chamou apenas de maracujá. 

9 – Palavras diferentes e pouco conhecidas 

Uma das principais curiosidades sobre o português é que existem muitas palavras na língua que são pouco conhecidas e por isso, são consideradas diferentes. 

Um exemplo disso, é a palavra tebas, que significa alguém importante ou muito esperto. 

10 – Sabia que mundo e imundo são antônimos?

Para encerrar nossa lista de curiosidades da língua portuguesa, a palavra mundo significa limpo, mas é raramente empregado. 

Dessa forma, imundo, é o antônimo de mundo. 

PUBLICAÇÃO ORIGINAL DE www.educamundo.com.br e pt.babbel.com

IMAGEM: Pedro 1º de Portugal e Inês de Castro, sua ‘rainha póstuma’. (FOTO: BBC).

Compartir

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir