Aprender y certificar el portugués en Zamora, con la FRAH

Por Protocolo firmado el 2 de marzo de 2009 con el CAPLE, la Fundación Rei Afonso Henriques (FRAH) integra actualmente el Sistema de Evaluación y de Certificación en Lengua Extranjera, acogiendo un Centro de Exámenes de Portugués Lengua Extranjera en su sede de Zamora, el único en Castilla y León.

Complementariamente, la sede zamorana de la FRAH ofrece cursos de portugués, que se llevan a cabo en colaboración con el Consorcio Centro de Idiomas de Zamora. Esto permite que los alumnos interesados en cursar esta lengua en sus diferentes niveles puedan hacerlo con un reconocimiento de calidad y que puedan presentarse a los exámenes oficiales del CAPLE de lengua portuguesa.

Los niveles impartidos se ajustan así mismo al Marco Común Europeo de Referencia para las lenguas (MCER), el estándar internacional que define la competencia lingüística. 

Exames oficiais de português PLE (Português Língua Estrangeira)

O Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE) é uma Unidade da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, responsável pela avaliação e certificação da proficiência em português língua estrangeira (PLE). Está reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação,e pelo Ministério da Administração Interna, através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

El CAPLE representa la lengua portuguesa en la ALTE (Association of Language Testers in Europe), siendo de esta forma, todos los certificados/diplomas reconocidos en Europa.

Os exames do CAPLE constituem o sistema de avaliação e certificação de português língua estrangeira (PLE) e certificam a competência comunicativa geral em língua portuguesa de falantes jovens e adultos para quem o português é língua estrangeira.

Nos Centros de Exame (LAPE) fora de território português (como o centro FRAH em Zamora), os exames decorrem três vezes por ano (i.e. em maio, julho e novembro) e distinguem seis níveis de competência em língua portuguesa a que correspondem cinco certificados/diplomas:

Certificados e Diplomas do Português Língua EstrangeiraNiveis
CIPLECertificado Inicial de Portugués Lengua ExtranjeraA2
DEPLEDiploma Elementar de Português Língua EstrangeiraB1
DIPLEDiploma Intermédio de Português Língua EstrangeiraB2
DAPLEDiploma Avançado de Português Língua EstrangeiraC1
DUPLEDiploma  Universitário de Português Língua EstrangeiraC2

Todas as componentes, com exceção da Expressão Oral, serão avaliadas em Lisboa no CAPLE. A fala é feita por examinadores locais e é gravada.

FRAH de Zamora, local de aplicação de exames CAPLE

A certificação da proficiência linguística em Português Língua Estrangeira é realizada em Castela e Leão pela Fundação Rei Afonso Henriques (FRAH) em Zamora (Av. del Nazareno de San Frontis, s/n, 49027 Zamora). As inscrições devem ser feitas online no endereço: https://caple.letras.ulisboa.pt/,; selecionando a FRAH no formulário como centro para fazer o exame.

Os exames de PLE do CAPLE, unicamente destinados a cidadãos estrangeiros, são aceites para efeitos de estudos, carreira académica, emprego, obtenção de nacionalidade portuguesa, etc., por diferentes entidades e instituições nacionais e estrangeiras. Os seis exames oferecidos avaliam a competência em português como língua estrangeira  correspondente aos seis níveis (A1 a C2) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), independentemente do seu percurso de aprendizagem desta língua e do local onde a desenvolveram. A sua aplicação é feita na rede dos mais de 100 LAPE existentes no mundo, sob a responsabilidade dos respetivos coordenadores.

Atualmente, os LAPE existentes em Portugal correspondem a 35% do total dos LAPE e aplicam 65% do total de exames; os LAPE no estrangeiro perfazem, assim, 65% do total dos LAPE existentes e realizam 35% do total de exames.

Em Portugal, as instituições de acolhimento dos LAPE são universidades, institutos politécnicos e escolas de línguas de reconhecida qualidade. No estrangeiro, são igualmente instituições de prestígio ligadas ao ensino das línguas, entre as quais muitas universidades. Os LAPE são preferencialmente integrados numa unidade orgânica da instituição de acolhimento que esteja associada à língua portuguesa.

IMAGEN: Curso de portugués en la sede de la Fundación Rei Afonso Henriques (FRAH) de Zamora (FOTO: Facebook)

Compartir

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir